domingo, 28 de fevereiro de 2010

Psicologica Editrice lança novos livros sobre Arte, Sonho e Sociedade

A editora italiana Psicologica Editrice lançou no continente europeu duas novas publicações: Arte, Sogno e Società (Arte, Sonho e Sociedade) de Antonio Meneghetti, e Appendice su Arte e Società (Apêndice sobre Arte e Sociedade), de Margherita Carotenuto e Marcello Bruognolo.

Leia abaixo as apresentação dos livros:



“Antonio Meneghetti é o autor lido e usado por muitos, sem jamais ser citado.

Não obstante os exageros da cultura midiática e fílmica (de todo modo sempre um espelho da volição de massa) que timbra o humano à busca do vampiro, do robô, do anticristo, do inimigo a matar, o Autor celebra a tensão histórica do homem, como evento resolutivo das contradições. As suas inovações são iluminantes para novas originalidades de racionalidade e pensamento.

Este livro retoma os grandes valores da Idade Média ao Renascimento, e os encarna na psicologia empresarial do nosso tempo. Benedetto de Norcia, Francisco de Assis, Domenico de Guzmán, ainda hoje podem “essenciar” o pragmatismo econômico-político do nosso tempo, e dar garantia a um verdadeiro Humanismo, do qual hoje a globalização necessita ser quer ser função ao humano.

E este “filho do homem” se revela no sonho michelangiolesco, não obstante as carmáticas metamorfoses do inconsciente esquizofrênico que arte e sociologia documentam.

Um livro que açoita de vento as nossas salas fechadas e mofadas.”



“Esse apêndice sobre arte e sociedade, que foi fornecido como propedêutico às conferências realizadas no curso da Summer University of Ontopsychology “Arte, sonho e sociedade” (de 9 a 19 de agosto de 2009, no Vale de Assis, Itália), é uma exposição sintética sobre os diversos significados que vários autores e críticos ofereceram sobre a prospectiva daquilo que é a arte e a sociedade. Esta síntese panorâmica consentirá a introdução com maior competência na novidade do conhecimento ontopsicológico”.

As obras já estão em processo de tradução para vários idiomas. No Brasil, serão em breve publicadas pela Ontopsicologica Editrice.

Maiores informações sobre esses livros e demais publicações da ciência ontopsicológica no site da Psicologica Editrice.

Informações extraídas do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UM CONCEITO SUPERIOR DE SAÚDE E DOS MEIOS PRÁTICOS DE CONSERVÁ-LA


“O título melolística, para um leitor potencial que não conhece o significado do grego (“μελος” = música, melodia e canto, “ολος” = metafísica da harmonia), assim como o conteúdo dessa obra de base, pode parecer não evidente.

Como médico, aceitei com entusiasmo fazer a apresentação da obra do Prof. Antonio Meneghetti, que traz ao leitor um conhecimento superior do conceito de saúde e dos meios práticos de conservá-la.

Segundo a Ontopsicologia, dentro da qual se desenvolve a melolística, a saúde não é apenas a ausência de doença, mas, sobretudo, a aplicação de uma higiene de vida. De acordo com essa escola, a noção e o conceito de saúde estão ligados ao transporte da energia, que deve escorrer livremente no organismo em interação com a energia que vem do ambiente material e humano. Segundo esse conceito, o homem é um conjunto psicossomático, ou seja, uma unidade de ação confrontada ao problema colocado pela adaptação ao real.

O movimento, o canto e a dança dirigem-se ao conjunto dos três níveis do homem total, segundo a definição do neurologista Jakson, e não apenas segundo a educação “intelectualista” que, dirigindo-se exclusiva e prioritariamente ao sistema cerebral, arrisca perder a parte mais verdadeira e a mais imediata da percepção do real e da sua relação com o corpo.

No interior do nosso corpo, a energia depende de diversos campos de forças, os chacras, que regulam a dinâmica dos nossos órgãos e de suas funções. A ajuda trazida pela educação ou pela terapia à livre evolução dessa energia determina mais saúde, um aumento da vitalidade do sujeito e, enfim, a criatividade. A ação educativa ou terapêutica da melolística permite uma luta mais eficaz contra o estresse, as neuroses e as manifestações de violência, os desequilíbrios psíquicos que as nossas sociedades enfrentam.

A melolística, utilizando como suporte o som associado ao movimento, ou seja, a dança, atividade comum ao conjunto das culturas, pode ser o instrumento para harmonizar a sua interação.

A aplicação dessa técnica responde a três funções sociais: 1) curar; 2) evidenciar as potencialidades da pessoa em um contexto socializante; 3) permitir a expressão da espontaneidade e da criatividade (atitudes opostas aos estereótipos e à rigidez mental).

O alcance desses três objetivos passa através de uma práxis funcional que se refere aos efeitos biológicos, psicofisiológicos e psicointelectuais.

A melolística pode ser utilizada com as crianças, os adolescentes, os adultos. É voltada tanto às pessoas consideradas ‘normais’, quanto àquelas com dificuldades psíquicas de desenvolvimento e doenças psicossomáticas.

Do ponto de vista intercultural, a abordagem da melolística pode permitir aos ocidentais, como nós, compreender melhor as práticas orientais como o Zen, o Ioga, a medicina chinesa, o Tai Chi, o tiro com o arco, as artes marciais e outras práticas corporais e mentais”.

Texto do Prof. Dr. Jean Le Boulch* publicado como premissa à obra Manual de Melolística e outras técnicas psicocorpóreas do Prof. Antonio Meneghetti.

* Doutor em Medicina, Prof. de Educação Física, Especialista em Psicomotricidade, Especialista em Reabilitação Funcional e em Cinesioterapia, é conselheiro científico da Escola do Movimento Educativo de Florença e Diretor da Escola de Psicomotricidade Funcional da província de Pávia, Itália.

Para maiores informações sobre o tema, indica-se o texto de Antonio Meneghetti A melolística presente no Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004. pp.397-405